Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trazendo a memória aquilo que nos dá Esperança!

Ministração de 30/01/11 na Igreja Assembleia de Deus em Jardim Botanico
Ministério Restaurar
Trazendo a memória aquilo que nos dá Esperança
Leitura : Lamentações de Jeremias  3 18-24
18
Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.
19
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
20
Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.
21
¶ Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
22
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24
A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.


Ø  O capiutulo 3 do livro de Lamentações começa falando sobre a tristeza de Jeremias diante de um povo que  se esqueceu de tudo aquilo que Deus havia feito em suas vidas, mas no decorer do capitulo em especial a partir do versiculo 18 ele fala aos Israelitas para trazerem a memória aquilo que lhes daria esperança, ou seja, a misericórdia de Deus.

Assim como os Israelitas naquele época,  algumas vezes nos esquecemos de tudo o que Deus ja fez em nossas vidas e o que ele ainda pode fazer, estou falando das promessas, voce tem promessas de Deus?
Vamos entender melhor:
Após a morte de Josué, o povo caiu na idolatria: “Os israelitas ofenderam o Senhor e serviram aos ídolos de Baal. Abandonaram o Senhor, Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram a outros deuses, os deuses dos povos que os rodeavam...” (Jz 2,11-12). Ao virar as coisas para Deus, os inimigos invadiram a terra e começaram a saquear: “Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou às mãos dos salteadores, que os saqueavam... a aflição deles era extrema” (Jz 2,14.15b). Então o Senhor Deus suscitou juízes para livrá-los das mãos dos inimigos: “Então o Senhor Deus suscitou os juízes que os livrassem das mãos dos opressores” (Jz 2,16).
Cada tribo era autônoma na economia, na política e no exército, sem um governo único, o que os tornava vulneráveis diante dos inimigos. Os juízes eram suscitados para libertar as tribos da opressão dos inimigos no momento de necessidade.
O livro dos juízes repete, constantemente, os mesmos feitos:
1. Israel faz o mal aos olhos do Senhor (Jz 3,7.12);

2. Deus lhe envia um castigo (Jz 2,14;3,8);
3. Deus se lembra de sua promessa (Jz 2,18;10,16);
4. O povo se arrepende de seus pecados e clama a Deus (Jz 3,9.15;4,3);
5. Deus perdoa o povo e o liberta pelas mãos do juiz (Jz 2,16; 4,23-24).
Acabada a narração, começa outra vez a mesma história de amor entre Deus e seu povo. O povo sempre se afastando de Deus e Deus sempre chamando e atraindo de volta para si, perdoando e libertando.


O que o profeta queria que eles entendessem é que se eles voltassem para Deus, alcançariam a sua misericórdia .

Deus falou de maneira bem clara a Salomão em 2 Cronicas 7 -14.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

Passo a passo: Se humilhar, orar, buscar a face D’ele e se converter dos maus caminhos, depois de todo este processo vem  a resposta de Deus.

Outra pessoa que ursufruiu da misericórdia de Deus foi Ló: A palavra de Deus diz em Genesis 19 que as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruidas, mas Ló e sua familia foram livres da destruição, resumindo: Deus aplicou a sua misericórdia a vida de Ló servo fiel.

A igreja de Deus precisa trazer a memória aquilo que lhe dá esperança, em Lucas 15 17 a 19 podemos notar que  quando o filho pródigo gastou todo o seu dinheiro e se viu perdido, sem forças e com fome , ele lembrou-se que  na sua casa os empregados de seu pai tinham abundancia de pão e decidiu voltar para casa, sendo recebido com festa por seu pai.

Como está a sua memória?

Vamos trazer a nossa memória coisas que possam nos dar esperança.

Se humilhar, orar, buscar a face de Deus, se converter dos maus caminhos e certamente Deus nos ouvirá e coloca-rá a sua misericórdia a nossa disposição.

Deus abençoe a todos,


Fabricio Taquini




Um comentário:

  1. LINDA mensagem!
    AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR...SÃO A CAUSA DE NÃO SERMOS CONFUNDIDOS.
    Um abraço.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir